segunda-feira, 5 de abril de 2010

Particularidades da pobreza humana

Seu Renato vivia tranquilamente em sua casa  que apesar bonita, tinha uma janela velha e insegura. Mas isso não lhe incomodava. Pensava em comprar comida, livros, roupas e pagar as contas; a janela... pelo menos estava no lugar. Um dia sua casa foi saqueada e levaram muitos dos seus pertences. Seu Renato prestou queixa na delegacia e deitou falações na segurança, não a da sua casa, mas a do lugar onde morava. Mesmo criticando veementemente as policias, esperava reaver, através delas, é claro, os objetos furtados. Cansado de esperar, pois-se a criticar ainda mais o sistema. Quando cansou, resolveu então, não só trocar a velha janela, como por grades em todas elas.
Expedita, logo pela manhã - era por volta das 8h - recebia a visita de um estranho que lhe oferecera pela bagatela de R$ 15, um ventilador que miseravelmente valia R$ 40. ‘Chorou’ para ficar por R$ 10, mas quando viu a relutancia do vendedor, resolveu compra-lo e “sem nenhuma maldade”, a “coitadinha” encomendou-lhe outro o mais rápido possível. Ao tomar conhecimento que o objeto que acabara de comprar havia sido roubado e ela seria obrigada a devolve-lo, praguejou a justiça e gritou para os quatro cantos que pobre no Brasil não tinha vez.
Ednei vivia ocioso, havia muito tempo esperava um emprego. Vivia biscateando; um servicinho aqui, outro ali. Somente o suficiente para defender, quando dava, um mísero trocadinho para o cigarro, a pinga e o restinho para o jogo de cartas. Certo dia - “aleluia!” - chegara enfim, a vaga que tanto esperava. Era numa empreiteira que estava a construir um predio novo para a prefeitura local. Então, munido dos documentos que possuia, lá se foi  em busca do “emprego”. Registrado, começou a atuar como vigilante, aceitando sem muito boa vontade o dever de bater cartão todos os dias. Porém, no primeiro domingo em que fora escalado para o trabalho, não resistiu à esbórnia e “jogou pra cima”. Na segunda feira, o “pobre” do Ednei era mais uma vítima do desemprego nesse país. 
_Seu Renato achava que o imposto que pagava ao Estado lhe permitiria uma segurança plena, ao ponto de viver sem precisar gastar o seu precioso dinheiro com consertos de janelas e portas.
_Expedita cria de forma indubitável, que sua condição de pobre senhora carente lhe daria o direito de dar golpe nos golpistas.
_Ednei queria emprego, mas precisava da esbórnia para tocar a vida.

Êêêitha povo sofrido, meu Deus!


Jairo Cerqueira

9 comentários:

Greyce Kelly Cruz disse...

sofrido nada, gente que reclama e não faz nada pra mudar...
acha que a oportunidade é como uma bola que quando a ganham lhe dão um chute...

Unknown disse...

É meu amigo!! Esse é o 3x4 da paisagem de no País. Só existe roubo porque existe quem consuma o fruto desse roubo, se achando em "vantagem" econômica. Muita gente quer emprego e, quando o acha, vive dando desculpas para nçao ir trabalhar até que um dia fica desempregado de novo.

Realmente nosso povo é coitado! Se levarmos em consideração que "coitado" vem de "coito" e que coito, no popular, é "foda", é só fazer as contas.

Abraços mil,

R. Marcchi

Quando a vida dentro de mim se tornou possivel disse...

Já disseram tudo aí em cima kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Boa noite!!

Quando a vida dentro de mim se tornou possivel disse...

Simmmmm, obrigada pela visita!!
Um abraço!

Jairo Cerqueira disse...

Valeu, pessoal. Voltem sempre!

Juscelino Mendes disse...

E se ele estivesse em Niteroi, ainda ouviria do Governador, que todos são culpados por tudo isso, inclusive ele próprio, o cidadão, que devia cuidar melhor de seus pertences!
É o fim da picada e começo de outra, meu caro!
Abraço. Excelente o seu texto.

Anônimo disse...

Estou embusca de novidades sobre o PAGERANK e sempre que dou uma passada aqui encontro novidades.
Meu grande amigo, eu estou divulgando meu blog em varios site para que tenha uma boa pageRank.
Eu acho que o Google começa indexar sites pelo email de criação.
VEJA MAIS NESSE POSTAGEM.
http://conclusiva.blogspot.com/2010/02/o-segredo-da-google-em-dois-passos.html

Anônimo disse...

Estou embusca de novidades sobre o PAGERANK e sempre que dou uma passada aqui encontro novidades.
Meu grande amigo, eu estou divulgando meu blog em varios site para que tenha uma boa pageRank.
Eu acho que o Google começa indexar sites pelo email de criação.
VEJA MAIS NESSE POSTAGEM.
http://conclusiva.blogspot.com/2010/02/o-segredo-da-google-em-dois-passos.html

Luciano Zamboni disse...

Jairo, excelente texto.
A mulher de seu exemplo pagou caro por um ventilador roubado.
É um problema, quando repassamos coisas usadas, nem sempre damos as notas, o que é um erro.
Ótima visão de uma triste realidade.

Um abraço