sábado, 30 de janeiro de 2010

Eduque a ação



Ensinar é utopia, ninguém ensina nada a alguém. O ateniense, filho da parteira disse um dia: "Todo conhecimento vem de dentro".
Embasado por essa maravilhosa afirmativa, creio que o papel do professor é, acima de qualquer coisa, despertar no Aluno (Aluno = sem luz... da pra conceber essa etimologia nos dias atuais?) o desejo de retirar de dentro de si aquilo que pelo uso da sua reflexão será transformado em conhecimento.
Eis então o grande desafio: permitir que a informação seja livremente degustada para que o conhecer aflore com sabor transformador.
Não somos máquinas feitas para aperfeiçoar discípulos, somos apenas discípulos  ajudando a desmaquinar pessoas.
Que nossas ações não precisem ficar na história. Quando agirmos coletivamente de verdade, a história não terá tempo para idolatrias.
"Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida. Ninguém, exceto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem números, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias". (Nietzsche - Assim falou Zaratustra)
Parabéns, professor transformador!

Jairo Cerqueira  14/10/2009

0 comentários: